domingo, 25 de dezembro de 2011

A JANELA ANTIGA


Nos anos setenta eu trabalhei no centro da cidade,  num prédio encostado ao local onde mais tarde foi construída a Estação Anhangabaú do metrô.


Da janela da minha seção, durante as longas horas de serviço, eu ficava observando um prédio muito antigo, do outro lado da rua.

No segundo andar havia um balcão e uma flor vermelha plantada numa lata de óleo. Ali morava uma velhinha muito velha,  com um gato amarelo.

 Nunca vi ninguém além dela ali naquele balcão: era ela que regava a flor, todas as manhãs. E todas as tardes ela  ficava ali olhando o movimento da rua, com o gato no colo. 

Sábados e domingos eu não sei, pois eu só voltava na segunda-feira...

O tempo passou, eu fui mudando de emprego, mas  num dia de Natal voltei ao centro da cidade - dessa vez de metrô, pela Linha Vermelha - e tive a alegria de ver o prédio antigo, encravado entre dois outros edifícios. Estava meio abandonado, sujinho, pichado, porém ali firme. 

Olhei para o segundo andar, como fazia antes. A janela alta estava fechada, e acho que  ninguém mais morava ali. Não vi a lata de óleo nem a flor, nem as luzinhas que a velhinha pendurava nos ferros nessa época.  Nada.

Uma tristeza besta me entrou no peito, e escrevi um poeminha.

A JANELA ANTIGA

Tinha uma janela antiga
num prédio também antigo,
daqueles que havia antes
- não tem mais.

Tinha um balcão e uma flor
plantada na lata de óleo
e bandeirinhas coloridas
- não tem mais.

Tinha uma senhora velhinha,
morando ali com seu gato 
e as lembranças da vida
- não tem mais.

foto: site São Paulo Antiga


agosto 2007

6 comentários:

Mery disse...

Olá, bom domingo;
"tinha uma janela e não tem mais...tinha uma flor e não tem mais, tinha uma velhinha"
e ...** "
Com certeza, essa senhora está melhor do que eu...teu texto e a poesia me tocou profundamente,
emocionei de verdade; na janelinha Ela não está, mas ficou o Amor que ela emprestava a quem a via; o exemplo e a simplicidade dessa Senhorinha é um ato de humildade.
Um forte a braço e bom fim de ano, que o ano novo te traga muitas alegrias; Saúde e Paz!
MerY*)

angela disse...

Prosa poética, poesia prosaica tanto faz, o que importa é o afeto que suas histórias nos suscitam. Impossível ler você sem que as emoções brotem.
Difícil comprovar as mudanças e as perdas afetivas que vamos tendo ao longo dos anos. O mundo que conhecemos vai mudando assim como nosso corpo e nossa mente se assusta e sofre com isso.(papo mais deprê, vou parar por aqui)
Um feliz 2012 e que o novo seja renovação e alegria.
beijos

José Doutel Coroado disse...

Cara Dalva,
Um Bom Ano 2012!
abraços

vidacuriosa disse...

Na verdade, se pensarmos melhor, ainda tem um balcão no segundo andar do prédio antigo, uma flor plantada em uma lata de óleo, uma velhinha bem velhinha que cuidava da flor e dos gatos. Teus olhos e tua lembrança eternizaram aquela cena que agora se expande para outros corações. Lindo o post.
Bjos e um feliz novo ano.

Mauro Castro disse...

Que mensagem mais linda e triste, minha cara Dalvinha...
Há braços!!

irene alves disse...

Passei por aqui. Não há nada
recente inserido.Desejo esteja
bem.Bj./Irene