sexta-feira, 31 de agosto de 2007

GRUPO ESCOLAR













Minha primeira escola era uma casinha pequena, de duas classes apenas, na periferia da cidade.
No primeiro dia de aula, minha mãe levou-me pela mão, e eu pedi que ficasse esperando do lado de fora da classe, porque tinha medo.
Mamãe, a mulher doce que o destino colocou na minha vida para fazer que o meu caminho fosse mais suave, disse que ficava, mas foi para casa fazer seu serviço - ela costurava para uma fábrica de bolsas - para depois me buscar.
A professora chamava-se Dona Isaura. Lembro que ela me perguntou o meu nome, depois o escreveu na lousa. Ah! a indescritível magia de ver o meu nome assim transformado numa coisa tão importante, lá em cima da lousa, no meio dos outros nomes daqueles meninos e meninas desconhecidos! Era a fama...
Depois da aula, saí da classe feliz da vida, ganhando um beijo da Dona Isaura e levando nas mãos a lista de materiais:

1 cartilha "Caminho Suave"
1 Taboada
1 caderno de linguagem 100 fls.
1 caderno de caligrafia 100 fls.
1 caderno de desenho 100 fls.
1 régua 30 cm
1 lápis preto n° 1
1 borracha
1 caixa de lápis de cor

Esse foi o meu começo, e ali se definiram muitas coisas na minha vida: a extrema simplicidade, o amor à palavra escrita. O resto é mera circunstância.

2005

Nenhum comentário: