quarta-feira, 6 de maio de 2009

MACACO VELHO


















Marido ciumento é um cano.

No começo, a gente acha tudo tão romântico: aquela preocupação, aquele desvelo, aquelas discussõezinhas à-toa do tipo "quem era no telefone?" ou "com quem você veio sentada no ônibus?", ou mesmo o fato de ter alguém te esperando todo santo dia à porta do trabalho ou à saída da escola. Com ou sem flores na mão, com ou sem um  38 na cinta.

Com o passar dos anos, no entanto, a coisa toda começa a cansar. 

Aquela eterna insegurança do parceiro começa a sufocar e então qualquer cobrança parece sinal de falta de confiança, falta de fé no próprio taco, falta de afeto, uma psicose!

No caso da Terezinha, somava-se a tudo isso a diferença de idades entre ela e o Jaguaribe. Ela, com vinte e três anos, loirinha bonita e recém-admitida no serviço público, prestativa, atenciosa, cheia de amor prá dar. Ele, um policial cinquentão , barrigudão, possessivo e ciumento até dizer chega. Vinha buscar a mulher todos os dias, sem exceção. Chegava cedo, parava o carro longe e ficava de olho, para ver com quem ela saía. Não fazia amizades com nossa turma, era um azedo.

Na repartição, todos notavam o desconforto da Terezinha, quando o Jaguaribe chegava para buscá-la. Teve gente que o viu escondido atrás de um poste (era mais magrinho, então), na certa esperando para dar um flagrante nalgum colega dela que se atrevesse a um adeuzinho mais afoito... Era um problema sério.

Até que um dia a Terezinha, como era de se esperar, se encheu daquela situação e resolveu dar um basta, e abrir o coração e os braços para um romeu qualquer, para assim talvez justificar a obssessão do Jaguaribe. Não aguentava mais!

Borges, o nosso encarregado, que era quem sempre a acompanhava, muito solícito, fosse na hora do almoço, fosse na saidinha rápida para o cafezinho da tarde, foi eleito confessor, pela moça. Na hora da saída, em lágrimas, ela lhe contou que só tinha aceito casar com o Jaguaribe por causa do dinheiro dele, pois vivera uma infância e uma adolescência de pobreza e privações, miséria mesmo, lá no interiorzão de onde viera. Que o Jaguaribe sabia disso e aceitara os fatos, mas que agora era aquilo, aquela desconfiança, aquele sufoco, aquela pegação no pé. Ele a perseguia dia e noite, abria sua correspondência, cheirava a sua roupa, ameaçava matar meio mundo. Além do que, na cama, o marido era um incompetente. Estava cheia!

O Borges, só escutando...

Ao fim, apesar da sua grande e merecida fama de galanteador, ele deu um jeitinho de sair fora:

- Olha, dona Terezinha... lembrei agorinha mesmo de uma mensagem urgente para a Saúde. Com a sua licença, devo retornar à repartição.

E picou a mula bem na hora, porque logo em seguida apontou o Jaguaribe, saído de trás de um poste qualquer.

foto: Ana Luíza

5 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Cronica da vida real, com o final inusitado. Adorei

angela disse...

ufa! ainda bem que ele caiu fora a tempo, cheguei a pensar que iria acontecer uma desgraça, mas pra ser ricardão tem que ser esperto, senão não é ricardão.

Concha disse...

Dalva,
O receio e despeito de certos afectos não serem exclusivamente para nós.
A insegurança torna-se em intranquilidade,desbloqueia a agressividade,e,é assim o início da violência doméstica.
Até breve!

Anônimo disse...

O Borges ó! (Rs)

Ainda bem que perderam esse costume de tratar as pessoas pelo sobrenome. Ainda que eu tivesse Jaguaribe no meu nome, se alguém me trata-se por Jaguaribe eu mandava t...

Bjs

christiana disse...

Ótimo, Jaguaribe é tudo!