sábado, 1 de setembro de 2007

O MINUTO


foto: "Tempo" - Spagnollo



Um rosto anônimo me olhou brevemente de dentro do trem, e logo tornou a sumir na multidão. Nossos olhares se cruzaram e, ainda que por um minuto apenas, partilhamos uma imensa cumplicidade quanto às grandes verdades da vida: eu penetrei o seu mundo e ele também devassou o meu interior. Não pude esconder daqueles olhos os meus bem guardados segredos, nem a minha relutante nudez.
Aquela intimidade durou apenas um minuto, mas equivaleu a uma eternidade. Antes daquele anônimo olhar eu era singular e me pertencia por inteiro, mas, depois dele, o estranho e eu nos pertencemos.
Além disso, de alguma forma eu sinto que aquele minuto estancou, ficou na minha lembrança para sempre, perpetuado como uma fotografia, ou a pretensa eternidade das lápides.
O trem continuou sua viagem, e cada um de nós desceu numa estação, sem olhar para trás. Porque não seria certo.

2005

Nenhum comentário: